LÍGIA GUERRA

Por que carrego doçura na alma e asas nos pés?
Porque sinto a vida além do óbvio.
Porque enxergo sol em dias de chuva.
Porque amo até mesmo o desamor.
Porque acolho cada gesto com os braços do coração.
Porque perfumo o caminho das estrelas.
Porque componho alegria na poesia da tristeza.
Porque desejo colorir a vida com olhos de fé!

* Lígia Guerra*

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Até a volta...











Aprenda a SE amar de verdade. 
Você pode. Você deve!



'Madeleine Peyroux'
Amo!

Até a volta amores.
- Lígia Guerra -


Recesso...


Amores, a partir de hoje entrarei em recesso por alguns dias. A minha página ficará com essa mensagem durante esse período para que todos compreendam a minha ausência e continuem realizando as suas travessias. 

Fiquem bem do direito e do Av3sso. Até a volta!

- Lígia Guerra -


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sarah Brightman...



Poesia com voz! 

 - Lígia Guerra -


Sarah Brightman e a Amiga Claudia Cozzella...


Ontem fui assistir ao espetáculo da minha musa Sarah Brightman. Quem ainda não conhece o trabalho dela, não sabe o que está perdendo. Mas o que eu não esperava era encontrar a Claudia Cozzella, ela me pegou no 'pulo'. A alegria do momento se tornou ainda maior! Hoje Claudia, sou eu quem te aplaude! Admiro muito a tua extrema dedicação e competência em tudo aquilo que realiza. Mas é a tua simplicidade amiga que a torna ainda mais especial. 

Obrigada por mais esse momento. 
Adorei te reencontrar. ;-) 

- Lígia Guerra



Veja o que a jornalista Ana Paula Padrão falou...


Veja o que a jornalista Ana Paula Padrão falou 
sobre o novo livro da escritora Lígia Guerra
"Mulheres às Avessas".

"O amor e o sexo estão cada vez mais dissociados nas nossas relações e, por isso, os desencontros entre o aspecto emocional e o físico, o romance e o prazer, o homem e a mulher estão se tornando ainda mais frequentes". A afirmação é da psicóloga Lígia Guerra, autora do livro "Mulheres às avessas - Quebrando tabus, vencendo barreiras e conquistando a liberdade de ser você mesma", lançado pela editora Sextante. A falta de desejo sexual é um dos temas abordados na publicação que discute temas ligados ao universo feminino como relacionamentos, carreira, filhos, autoestima e beleza. Preocupada em desmitificar essa 'supermulher' que a figura feminina se tornou, de ser excelente profissional, ótima mãe, amante perfeita e dona de casa dedicada, a especialista descobriu que, diante de tantas cobranças, muitas delas, na verdade, tornaram-se exaustas, infelizes e frustradas. A falta de apetite sexual, por exemplo, atrapalha a vida de inúmeras mulheres. "Algumas das que passaram por meu consultório assumiam postura de extrema sensualidade, usavam roupas provocantes, cuidavam exageradamente do corpo e da aparência como se aquele comportamento pudesse proteger sua fragilidade e afastar a infelicidade que sentiam. Estudando, vi que não é possível mensurar com exatidão o percentual de mulheres que estão frustradas com sua vida sexual, mas ele é bem mais elevado do que se supõe". Alguns aspectos na construção da sexualidade podem ser determinantes para acabar com a libido, segundo a especialista. 

Um fator é que a vida sexual das meninas começa cada vez mais cedo, sem que elas conheçam o próprio corpo ou compreendam muito bem a responsabilidade que têm sobre ele. "Tanto que muitas delas mesmo depois de terem se iniciado, querem ainda saber sobre métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, masturbação e, principalmente, sobre o prazer feminino. A maioria revela ter tido a primeira relação sexual sem desejar, cedendo à pressão de namorados que lhes davam indícios de que as trairiam caso elas não fossem sexualmente ativas". 

Outros pontos que colaboram com o fim do desejo sexual são a falta de intimidade para falar dos assuntos ao longo do tempo com os pais, irmã, amiga ou mesmo com seus parceiros. "E ainda pela timidez, por ter um companheiro negligente, pelo cansaço, falta de interesse, por questões hormonais, nascimento de filhos e rotina. Algumas chegaram a afirmar, em consulta, já terem se conformado com a situação. A famosa justificativa da dor de cabeça não é uma desculpa apenas para a mulher evitar a intimidade com o parceiro, mas uma rota de fuga de si mesma. É um artifício diante da angústia de não conseguir compreender o próprio corpo ou resolver suas questões emocionais. A dor física ou psicológica que muitas carregam por se sentirem inadequadas na vida sexual merece ser investigada a fundo". As mulheres devem levar em consideração investigar também a própria saúde para ver se o problema do apetite sexual não é físico. "Mas as questões psicológicas costumam ser as mais determinantes para a falta de desejo", conta na publicação. Veja, a seguir, importantes paradigmas que precisam ser quebrados por você mesma para não ficar refém da falta de desejo.

Se preferir, acesse o link:

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Livro Mulheres às Av3ssas na Rede Globo!!!



O meu obrigada a TODOS os meus AMIGOS da RPCTV que além de GRANDES profissionais, também são GRANDES AMIGOS!!! 

Assista a cobertura do lançamento do meu novo livro. Clique no link abaixo:




- Vídeo que ganhei de um Amigo -



Eu ganhei esse vídeo do Acir Roberto da Costa em homenagem ao meu novo livro "Mulheres às Av3ssas". Ele já havia me presenteado com um outro vídeo sobre a minha carreira. 

Amei a edição e a música! Quem acompanha o meu blog diariamente sabe o quanto amo a doce, sapeca e Av3ssa 'Amélie Poulain'. A trilha sonora é do filme dela, uma figurinha poética que UNE as pessoas das formas mais inusitadas. 

Obrigada Acir, são pessoas como você que dão um sentido ainda maior para a palavra Amizade.

- Lígia Guerra -


Acesse...




Conheça a minha Fanpage, acesse:







segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CNT...


Amores, hoje fui entrevistada sobre o livro "Mulheres às Avessas" pela Sonia Inglat e um grupo de amigas, todas advogadas, imagine o desafio! Amei conhecer cada uma de vocês, mulheres adoráveis e inteligentíssimas!!! Foi mais de uma hora de bate-papo delicioso. Muito obrigada pela oportunidade. 


Mais algumas Av3ssas divertidíssimas que encontrei pelo caminho. — com Sonia Inglat em Rede Cnt.

- Lígia Guerra -


- CBN -

Eu também quero expressar a minha gratidão a Rádio CBN que também abriu carinhosamente as 
suas portas para me receber e falar sobre o meu novo livro nessa tarde.



- Entrevista: Mulheres às Av3ssas -

Ligia Guerra no Acontece Curitiba e RIC Mais. 
Com a querida Cláudia Cozzella!




- AGRADECIMENTO -


Gratidão, uma palavra pequena que carrega consigo uma imensidão de significados. Amor, ternura, reconhecimento, felicidade e paz. No lançamento do NOSSO livro "Mulheres às Av3ssas", pude compreender que escrever é muito mais do que expressar sentimentos. Escrever é unir histórias que aparentemente não tinham nada em comum e reconhecer o incomum que as une. Sonhos diferentes que de alguma forma se entrelaçam pelo viés da busca. A busca pelas próprias verdades. A busca pela coragem. A busca pelas próprias certezas. A busca pela força interior que todos carregamos e que por vezes esquecemos trancafiada em algum recanto da existência. Sim, no dia 23 conheci, reconheci, revi, reuni pessoas que sabem que podem e devem ser ainda maiores em alma do que já são. Assinei muito livros, assinei até “cabeça”, como vocês podem ver nas fotos, assinei histórias. Mas talvez o que vocês não saibam, simplesmente porque não seja possível demonstrar, foi a alegria em mil cores que vocês bordaram para sempre no tecido do meu coração. 

Obrigada pelo tempo, obrigada pelas cinco horas lindas de comunhão. Obrigada pelas palavras. Obrigada pela amizade. Obrigada pelos abraços. Obrigada por existirem e provarem que nada nesse mundo é mais lindo e precioso do que o amor! Obrigada aos familiares. Obrigada aos amigos. Obrigada a querida Editora Editora Sextante. Obrigada a fantástica equipe das Livrarias Curitiba. Obrigada Vida!  
Beijos e(ternos) 

- Lígia Guerra -



sábado, 23 de novembro de 2013

CHEGOU O DIA!!!!


CHEGOU O DIA!!!! 
- Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui 
às 16:00 horas
Eu espero por vocês. Até lá!

- Lígia Guerra -


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Lançamento...

Você não vai perder essa né? 
Amanhã, dia 23/11, às 16h, na Livrarias Curitiba, no Park Shopping Barigui.
LIGIA GUERRA MULHERES ÀS AVESSAS Lançamento do livro “Mulheres às Avessas”, bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Lígia Guerra. A obra menciona a luta das mulheres para corresponder às expectativas alheias, aos padrões absurdos impostos pela sociedade e ainda às cobranças de ser excelente profissional, ótima mãe, amante perfeita e dona de casa dedicada. Essa tentativa tem deixado muitas mulheres exaustas, infelizes e frustradas. 

Com muita sensibilidade e bom humor, Lígia ensina as mulheres a lançar um olhar mais terno e complacente para si próprias, respeitando suas vontades e limitações. Ela mostra que para ser feliz não é preciso ser perfeita. Basta aprender a ser você mesma. Sem amarras ou obrigações. Isso é ser uma avessa – ir na contramão do mundo, mas na direção do seu verdadeiro eu. 

Lígia Guerra é psicóloga com especialização em psicologia analítica e do trabalho. Poetisa e escritora, é criadora e comentarista do quadro “Mulheres às Avessas”, na RPC TV, filial da Rede Globo no Paraná. Além disso, atua como palestrante na área comportamental e consultora de empresas tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul.

Assista a agenda cultural da Rede Globo do Paraná. Clique no link:

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/curitiba/v/agenda-cultural/2971940/


- CONVITE -



Amigos queridos e parceiros filsóficos. Amanhã é o dia do lançamento do meu novo livro “Mulheres às Av3ssas”, como muitos já sabem. Mas ainda mais importante do que escrever, algo que amo desde menina, será a alegria de poder reunir amigos. 

Certamente receberei com carinho os amigos que convivem comigo no meu dia a dia, outros que terei a alegria de reencontrar, após uma pausa imposta pelo tempo que insiste em atropelar nossas agendas. E o mais incrível de tudo, poderei conhecer ao vivo em cores, amigos virtuais que construíram laços emocionais comigo antes mesmo que os meus braços pudessem acolhe-los. Amigos que já fazem morada no território do meu coração. É isso queridos. 

O que eu tenho a oferecer é um livro que vire vocês às Av3ssas, um encontro entre amigos queridos, abraços, risadas, fotografias que eternizarão esses momentos e a proximidade das nossas emoções . Espero que a tarde de amanhã possa ser apenas o fortalecimento do que existe de mais lindo nessa vida, a amizade. 

Eu espero com muito carinho por cada um vocês. Até lá! 

- Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui às 16:00 horas -

- Lígia Guerra -


Mulheres às Av3ssas na Rede Globo...

Perdeu o quadro dessa semana? Aqui está ele! Será que o romantismo está fora de moda? Por falar em romance, o meu livro "Mulheres às Av3ssas" trata desse assunto. Aliás, ele está sendo divulgado no meu quadro dessa semana. Reflita comigo e conheça o meu novo livro!

- Lígia Guerra -


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mimo da minha Editora...



Amores, escrevi o meu livro com muito comprometimento. Coloquei em cada linha o meu conhecimento, o meu coração e o meu mais íntimo desejo de andar de mãos dadas com cada um dos meus leitores. Mas nada disso seria possível sem o acolhimento dessa nova família da qual faço parte, a minha Editora Sextante. Graças aos olhos de fé de cada uma das pessoas que somam forças nesse grupo, foi possível transformar um sonho em realidade. O nosso sonho em proximidade. Obrigada Sextante. Obrigada a cada um de vocês leitores que se encontram comigo entre os caminhos dessas linhas.

- Lígia Guerra -


O romance está fora de moda?



Não. O romance não está e nunca estará fora de moda. Ele é um sentimento eterno. Feito uma veste da alma que possui o melhor caimento. Transcende o tempo, provoca as horas e flerta com o descompasso do coração. O romance é feito as Quatro Estações de Vivaldi que sempre acariciam os ouvidos mais aguçados ou um belo Renoir que nos faz sonhar. Romance precisa do apuro e do apelo dos olhos despertos que enxergam nos detalhes da vida, a poesia. 

Se William Blake defendia que “a árvore que o sábio vê não é a mesma que o tolo vê”, ouso ir além... Poucos são os que realmente enxergam. O vício da ingratidão humana deixou o mundo no escuro. Poucos têm luz própria para transcender a cegueira coletiva. Olhos secos enxergam o óbvio. Olhos líquidos de amor enxergam as entrelinhas. Brincam com o improvável. Encantam-se com a quimera do que não foi dito ou escrito, mas do que foi sentido. Quem não sabe se perder, jamais poderá se encontrar. 

Romance é feito poesia, se você tiver que explicar é porque não foi entendido. Você conhece a música ‘Cupido’ interpretada pela cantora Maria Rita?

“Eu vi quando você me viu 

Seus olhos pousaram nos meus 
Num arrepio sutil 
Eu vi... pois é, eu reparei 
Você me tirou pra dançar 
Sem nunca sair do lugar 
Sem botar os pés no chão 
Sem música pra acompanhar... 
Foi só por um segundo 
Todo o tempo do mundo 
E o mundo todo se perdeu...” 

Esse tipo de melodia exige a insensatez do romance, não é composta para almas cegas ou desatentas. Romance exige olhos despertos. Olhos doces. Olhos que chamam a vida e que ouvem o seu chamado. Olhos que enxergam e descobrem. Olhos que desnudam. Olhos que cantam. Olhos que fazem sonhar...  

Plagiando Maria Rita: Eu vi! 
E você? Você viu o romance por aí?

- Lígia Guerra -


Festa nos bastidores da Rede Globo do Paraná!




O lançamento do livro "Mulheres às Av3ssas" pela editora Sextante está chegando!!!


Amores, hoje o nosso tema no quadro Mulheres às Av3ssas foi: A importância do romance em nossas vidas. 

Além disso, convidamos a todos que compartilham conosco as suas manhãs, a virem brindar nesse sábado, dia 23, às 16:00h nas Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui, o lançamento do meu novo livro. Eu espero por vocês!!! 

Eu postarei o quadro de hoje mais tarde, devido ao HD que demora mais para ser configurado.




quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Matizes...

Estou trocando as cores com as quais me pintaram. Não pego mais tinta emprestada. Resolvi colorir a minha alma com as matizes das minhas próprias experiências.

 - Lígia Guerra -



Viver bem...

Penso que viver bem é saber no exato momento em que as experiências acontecem, 
o seu enorme valor, a sua importância! 
Sentir saudades das coisas que sentimos 
e vivemos é um bom sinal. 
Que possamos refletir lindas vivências 
pelos espelhos da vida. 

 - Lígia Guerra -


Pato Branco...

A cidade de Pato Branco é linda demais!
 E para ficar ainda mais doce do que já é, 
a decoração de Natal é realizada com muito carinho.
Adorei conhecer esse recanto do Paraná.

- Lígia Guerra -

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Você sabe...


Sentiria saudades suas mesmo sem te conhecer... 
Você sabe. Você intui. Você sente. 

 - Lígia Guerra -



Sou...



Sou atrapalhada... Desorientada... 
Do tipo que usa bússola para enfeite... 
E se orienta por lembranças... 
A casa rosa à esquerda... O ipê amarelo à direita... 
Também não sou do tipo contida. Rio alto. 
Gargalho às Av3ssas. Choro até a última gota. 
Abraço apertado! 
Amo da mesma forma, in-ten-sa-men-te. 
De maneira plena, verdadeira e absoluta. 
Sou aquela que não sabe amar em silêncio. 
Cantarola. Declara-se. Derrete-se. 
Entrega-se. Promete-se. Compromete-se. 
Que sente em voz alta! 

 - Lígia Guerra -


Um pouquinho de romance para iniciar a semana...


Sonhar é bom.
Mas amar é ainda melhor!

- Lígia Guerra -


sábado, 16 de novembro de 2013

Florida...


Um dos melhores sentimentos da vida... 
Perceber que o caminho da ida 
pode ser o caminho da volta. 
Sentir que os desencontros podem provocar 
reencontros ainda melhores. 
Saber que a lágrima sofrida de ontem pode ser a melhor gargalhada de hoje. 
Entender que as diferenças 
podem somar ao invés de afastar. 
Amor não é produto pronto. 
 Amor é ponte florida construída pelos dois lados. 
Que as nossas pontes sejam 
cada dia mais lindas e perfumadas. 

 - Lígia Guerra -


Está chegando...


Está chegando o dia...
É no próximo sábado.
Eu espero por você!

- Lígia Guerra -




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Decidi...



Eu quero...  Nascer todos os dias.  Dar luz aos meus sonhos mais secretos.  Transformar lágrimas em diamantes.  Levantar a espada da minha determinação   e guerrear contra as dificuldades.  Correr atrás do sim mesmo que o mundo grite não.  Fazer da minha virtude o meu escudo  diante das sombras do mundo.  Contar comigo mesma em tempos difíceis!  Jamais esquecer quem sou  e o que vim fazer nesse mundo.  Realizar a travessia da vida com fé.  Enxergar o reflexo daquela que decidi ser.   

- Lígia Guerra -

Saber...



Penso que viver bem, é isso.
Saber no exato momento em que as experências acontecem, o seu enorme valor, a sua importância!
Sentir saudades das coisas que sentimos e vivemos.

- Lígia Guerra -


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Transgredir...


Pessoas que gostam de andar com a alma uniformizada, 
 por favor, mantenham distância! 
 Gosto de essências pensantes, mutantes e desafiadoras. 
 Aprecio aqueles que não têm vergonha 
de mudar de ideia 
Dos que não vivem de reticências... 
Mas que sabem aplicar bem o ponto final (.) 
Dos que transgridem. Pensar é transgredir.

- Lígia Guerra -


Mulheres às Av3ssas na Rede Globo...



Como superar o fim do relacionamento quando ainda existe uma obsessão em reconquistar o ex-namorado ou ex-marido, ex-namorada ou ex- esposa? Como superar o ciúme em relação ao novo parceiro ou parceira que assumiram esse espaço na vida do ex ou da ex? Reflita comigo.

- Lígia Guerra -


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Apaixonada...



O acaso quer ter um caso comigo.
Ele procura me seduzir com surpresas 
maravilhosas todos os dias. 
Quer saber? 
Estou simplesmente apaixonada por ELE. 

 - Lígia Guerra -




Repelente...



Um bom repelente para afastar gente maledicente?
GAR-GA-LHA-DA!!!


- Lígia Guerra -


terça-feira, 12 de novembro de 2013

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

E...


Correndo pela estrada da vida... 
Fui arranhada por espinhos.
E perfumada por rosas. 

 - Lígia Guerra -



Mês Perfumado de Rosas...

 Rosa que carrega sonhos...

Rosa que colore sonhos...

Rosa que embeleza sonhos...

Rosa que transforma sonhos.

Livro Mulheres às Av3ssas. 
Rosa, sim!
Frágil, não!
Resgate a sua força interior!

- Lígia Guerra -




domingo, 10 de novembro de 2013

Lembra?

 
Eu mergulhei dentro dos teus olhos... 
E nadei até o seu coração. 
Lembra? 

 - Lígia Guerra -