LÍGIA GUERRA

Por que carrego doçura na alma e asas nos pés?
Porque sinto a vida além do óbvio.
Porque enxergo sol em dias de chuva.
Porque amo até mesmo o desamor.
Porque acolho cada gesto com os braços do coração.
Porque perfumo o caminho das estrelas.
Porque componho alegria na poesia da tristeza.
Porque desejo colorir a vida com olhos de fé!

* Lígia Guerra*

sábado, 2 de junho de 2018

JUNHO VIOLETA...


O que mais vejo por aí são pessoas afirmando que o mundo precisa mudar e que precisamos ter mais respeito entre nós. Bandeiras são erguidas a todo momento, porém nem todos levantam essas mesmas bandeiras da pacificação e da ética dentro da família. 

Não adianta ser bonzinho com o vizinho, frequentar a igreja, não jogar lixo no chão, preocupar-se com a política do país e a violência no mundo e ser um tirano na intimidade. Fala-se muito em pais abusivos, mas e sobre os filhos abusivos, familiares abusivos e cuidadores abusivos, quem fala? Quem os denuncia? 

O JUNHO VIOLETA defende essa causa!!! É preciso conscientizar a sociedade sobre importância de olhar para os idosos com MAIS comprometimento e, principalmente, orientá-los sobre o seus direitos para que possam se defender. 

*CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO* 


*** Violência física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte. *** Violência psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.  

***Violência sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças. 

***Violência comportamental: diz respeito a imposição de regras que vão contra as convicções da pessoa idosa devido a preconceito cultural, religioso e social. 

***Violência financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais. 

***Violência medicamentosa: é administração por familiares, cuidadores e profissionais dos medicamentos prescritos, de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos. 

*** Violência familiar: é o ato de negar ao idoso o direito de conviver com um ou mais membros da família como forma de punição, por ele não acatar imposições que vão contra as suas crenças. 

*** Violência verbal e social: consiste no uso de palavras depreciativas que desrespeitam a identidade, a dignidade e a autoestima do idoso. É a ridicularização do ancião no âmbito familiar e social. 

***Abandono: é uma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.

***Negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. É uma das formas de violência mais presentes no país. Ela se manifesta frequentemente associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade. 

*** Denuncie *** Disque 100 ou informe-se sobre os núcleo de atendimento da sua cidade. Essa causa é de todos nós! 

*Lígia Guerra* 



Nenhum comentário: