LÍGIA GUERRA

Por que carrego doçura na alma e asas nos pés?
Porque sinto a vida além do óbvio.
Porque enxergo sol em dias de chuva.
Porque amo até mesmo o desamor.
Porque acolho cada gesto com os braços do coração.
Porque perfumo o caminho das estrelas.
Porque componho alegria na poesia da tristeza.
Porque desejo colorir a vida com olhos de fé!

* Lígia Guerra*

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

- Mulheres às Av3ssas na Rede Globo -

A Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a sangrar. O diagnóstico costuma ser feito entre 25 e 35 anos de idade, devido a sintomas como cólica severa frequente e por vezes incapacitante ao ponto da dor intensa requerer repouso e impedir a mulher de exercer as suas atividades normalmente. Outro sintomas são o desconforto durante a relação sexual e problemas intestinais e urinários. 

No entanto, é a dificuldade em engravidar que se apresenta como a grande vilã da endometriose, pois ela pode acarretar a infertilidade! Criadas em uma sociedade em que o ponto máximo da feminilidade é a maternidade, a possibilidade da esterilidade é um forte golpe na auto-estima, já machucada,dessas mulheres. Isso gera culpa, revolta e tristeza profunda. 

Tristemente, esses sentimentos nem sempre são tratados com a devida atenção e com o devido respeito por familiares, amigos e colegas. Nesses casos sugiro que a mulher conte com aquela que de fato mais deve querer o seu bem estar: Ela mesma! Vamos refletir um pouco mais sobre o assunto? 

- Lígia Guerra -




Nenhum comentário: