LÍGIA GUERRA

Por que carrego doçura na alma e asas nos pés?
Porque sinto a vida além do óbvio.
Porque enxergo sol em dias de chuva.
Porque amo até mesmo o desamor.
Porque acolho cada gesto com os braços do coração.
Porque perfumo o caminho das estrelas.
Porque componho alegria na poesia da tristeza.
Porque desejo colorir a vida com olhos de fé!

* Lígia Guerra*

domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa!!!


Páscoa significa “passagem”. Que possamos, no dia de hoje, abandonar as nossas roupagens antigas e assumir as vestes dos nossos sonhos construtivos. Abraçar as pessoas que comungam conosco, ideais de amor. Acolher com alegria o Cristo que habita em cada um de nós. Que essa passagem nos conduza para uma caminhada repleta de paz, bem aventurança e muita fé em nossas vidas. 

Que a sua passagem o abençoe 
com as mais belas alegrias. 
Com a mais profunda paz. 
Feliz Páscoa!

 - Lígia Guerra -


quinta-feira, 28 de março de 2013

Perder...


Muitas vezes precisamos nos perder.
Para poder nos reencontrar. 

 - Lígia Guerra -


Ainda bem...


- MULHERES ÀS AV3SSAS NA REDE GLOBO -

É justificável um homem bater em sua esposa? Para alguns sim. Esse absurdo foi defendido por um quarto dos entrevistados em 17 dos 41 países pesquisados pela World Values Survey Association. Para mudar essa cultura arcaica, 125 países criaram leis que coíbem a violência doméstica e 52 já criminalizam o estupro marital. 

Na mesma linha, o assédio sexual é descrito como delito em 117 nações. As medidas tornaram visíveis os abusos, mas eles não acabaram. O Brasil, com a lei Maria da Penha, é o sétimo entre os mais covardes. De 2000 a 2010, foram mortas 43 mil brasileiras (69% em casa), conforme o mapa de violência de 2012 - Homicídios de Mulheres no Brasil - do Instituto Sangari. 

A sociedade não pode mais ficar de braços cruzados, fazendo tão pouco por tantas vítimas. Mulheres, homens, educadores, pais, a família, amigos, psicólogos, a mídia, os formadores de opinião, assistentes sociais, representantes da lei, médicos e empresários devem somar forças e quebrar esse ciclo alarmante.  

As mulheres, especialmente, precisam ter a consciência de que todo relacionamento é autorizado. 

“O outro me agride na medida em que eu aceito.” 

Vamos refletir juntos sobre como esses ciclos se estruturam e o que pode ser feito? Vamos divulgar essas informações? Vamos somar forças? Muitas mulheres se submetem a esse absurdo por vergonha, por se sentirem merecedoras de alguma forma. Por não terem forças para sair dessa situação. Na medida em que percebem que muitas outras mulheres são vítimas da violência, conseguem compreender que o problema está no agressor, e não nelas. Compreendem que é preciso virar o jogo e retomar a própria vida. 

Reflita comigo.


- Lígia Guerra -




quarta-feira, 27 de março de 2013

Valorizar...

 
 De quê adianta ter olhos se o coração está cego? 
O mundo poderá oferecer lindos horizontes... 
Mas a cegueira da alma continuará procurando portas, 
enxergando muros, afogando-se no raso. 
Para enxergar a beleza da vida, 
É preciso valorizar mais os olhos do coração. 

 - Lígia Guerra -


Quebra...

Franz Kafka afirmou que 
“um livro deve ser o machado 
que quebra o mar gelado em nós." 
Eu acrescentaria que ele 
quebra gelos e constrói pontes. 

 - Lígia Guerra -



terça-feira, 26 de março de 2013



Existe no amor, uma doçura secreta. 
Feito rosas que germinam pouco a pouco... 
E só mostram a sua beleza, flores e perfume 
para aqueles que tiverem a paciência e o afeto genuíno
para merecerem o seu espetáculo. 

 - Lígia Guerra -


O amor nos faz crianças...



domingo, 24 de março de 2013

A Turquia e os Mestres Dervishes...


Devido a inúmeros filmes e novelas que têm mostrado um pouco a cultura da Turquia, muitas pessoas têm me perguntando: Lígia, você que conhece a Turquia, foi ao show dos Dervishes? E se foi, o que achou do espetáculo? Acredita que seja um evento imperdível? 

Sim, eu fui. Significou muito para mim. Senti emoções indizíveis e guardo aqueles momentos como um precioso presente da vida que transcendem explicações materiais.

Agora, se todos que vão para a Turquia devem procurar conhecer os Monges, depende. Se você for apenas como um turista, não vá. Os turistas costumam participar de um show, pagam por isso, e normalmente não apreciam. Saem falando mal. Isso acontece porque pagaram não apenas por um espetáculo, pagaram acima de tudo pela própria ignorância. Primeiro porque os Dervishes não fazem shows. Segundo porque eles não são artistas que se apresentam. 

Os Dervishes são Mestres da Turquia que vivem nos desertos e, como tal, recebem aqueles que estão buscando caminhos para o seu próprio processo de iluminação. O 'giro', meditação em movimento feita pelos Dervishes Mevlevi, começou com um dos poetas que mais AMO: Rumi. 

"Conta a história que ele andava pela seção dos ourives em Konya (na Turquia) quando percebeu uma linda música no som dos martelos. Começou a girar em harmonia com o som, numa dança extática de entrega mas mantendo-se centrado. Chega-se a um ponto em que o ego se dissolve e entra-se em ressonância com o espírito universal. 

Dervishe significa 'passagem'. Girar é uma imagem de como o Dervishe se torna um lugar livre para o humano e o divino se encontrarem. Não há ser ou objeto que não se mova em giros, pois todas as coisas são compostas de elétrons, prótons e nêutrons, que giram em átomos. Tudo gira, e o ser humano vive por meio do girar destas partículas, pelo girar do sangue no seu corpo, o girar dos estágios de sua vida, pelo seu vir da terra e retornar a ela. Todos estes giros são naturais e inconscientes, mas o ser humano possui a mente e a inteligência que o distinguem de outros seres. Portanto, os Dervishes, intencionalmente e conscientemente, participam e compartilham o girar dos outros seres. 

Uma característica importante deste ritual de sete séculos é que ele reúne os três componentes fundamentais da natureza humana: a mente (pelo conhecimento e pensamento), o coração (através da expressão de sentimentos, poesia e música) e o corpo (ativando a vida, girando). Estes três elementos são integralmente unidos tanto na teoria quanto na prática, como talvez em nenhum outro ritual ou sistema de pensamento. A cerimônia representa a jornada espiritual do ser humano, uma ascensão por meio da inteligência e amor à Perfeição. Girando em direção à verdade, ele cresce através do amor, transcende o ego, encontra a verdade, e chega à Perfeição. Então ele retorna de sua jornada espiritual como aquele que alcançou a maturidade e a completude, capaz de amar e servir a toda criação e a todas as criaturas, sem discriminações de crença, classe ou raça. 

No simbolismo do ritual Sema, o chapéu de pelo de camelo (sikke) do semazen representa a tumba do ego; a sua grande saia branca representa a mortalha do ego. Ao remover a sua capa negra, ele é espiritualmente renascido para a verdade. No início do Sema, mantendo seus braços fechados em cruz, o semazen representa o número um, testemunhando a unidade divina. Enquanto gira, seus braços estão abertos: seu braço direito está direcionado ao céu, pronto para receber a beneficência de Deus; sua mão esquerda, sobre a qual os seus olhos estão fixados, está virada para a terra. O semazen oferece o presente espiritual de Deus àqueles que testemunham o ritual Sema. 

Girando da direita para a esquerda ao redor do coração, o semazen abraça toda a humanidade com amor. O ser humano foi criado com amor, para que também ame. Mevlâna Jalâluddîn Rumi diz: “Todos os amores são uma ponte para o amor Divino. No entanto, aqueles que não o experimentaram não o sabem!”."

Se após ler esse texto, sentir a vontade de vivenciar essa experiência, não compre ingressos. Organize a sua viagem com antecedência e reserve, respeitosamente, um dia e um momento no qual você possa ser recebido para esse momento de interiorização espiritual. Os monges não são bonecos. Os monges são pessoas que estão buscando iluminação e estão procurando iluminar o mundo , através de uma belíssima filosofia. Portanto, para ver, sentir e abraçar esse momento com intensidade, será preciso estar com os olhos da alma despertos. Caso contrário, você sairá tão vazio quanto entrou. 

 - Lígia Guerra - 

 “Vem, 

Te direi em segredo

Aonde leva esta dança. 
Vê como as partículas do ar

E os grãos de areia do deserto

Giram desnorteados. 
Cada átomo

Feliz ou miserável, 

Gira apaixonado
 em torno do Sol."

- Rumi -





sábado, 23 de março de 2013

Colo do futuro...

Existem momentos em que não basta virar a página 
ou começar um outro capítulo. 
É preciso escrever um livro novo. Mudar de história. 
Sem medo de soltar as mãos do passado. 
Sem receio de abraçar o presente. 
Sem dúvidas para se jogar no colo do futuro

 - Lígia Guerra -


...



sexta-feira, 22 de março de 2013

Somos...


Somos os nossos sentimentos. 
Isso é o que torna algumas pessoas tão lindas. 
Nelas habita um mundo de intensa generosidade. 
De infinito amor e caminhos ensolarados. 

 - Lígia Guerra -


Hoje é dia...


De receber os amigos com pães feitinhos na hora.
De mimar aqueles que amamos 
com o carinho de um saboroso alimento.
De abraçar com doçura cada momento compartilhado.
Hoje é dia de receita nova e de amigos antigos.

- Lígia Guerra -



quinta-feira, 21 de março de 2013

Como você se veste?

As palavras são escolhas. 
São roupagens emocionais. 
Assim como escolhemos a roupa para vestir, 
devemos escolher o que falar. 
Como você se veste?

 - Lígia Guerra -


Colorem...


Decidi seguir em frente. 
Deixei de sofrer por bobagens.
Certas pessoas não valem um segundo do meu tempo.
Não quero perto de mim 
aqueles que desencadeiam lágrimas amargas.
Preciso de gente que desperte 
as minhas lágrimas doces
Dessas que rolam pelo rosto feito chuva de verão.
Das que colorem sorrisos de arco-íris, 
no meu rosto feliz.

- Lígia Guerra -


- Mulheres às Av3ssas na Rede Globo -


A grande diferença entre as pessoas que são grosseiras e as que são autênticas não se concentra apenas na forma pela qual elas se expressam, mas acima de tudo em uma palavra chamada MOTIVAÇÃO. O grosseiro desmotiva. O autêntico motiva. O grosseiro usa os seus pseudo poderes para afastar as pessoas. O autêntico usa o seu poder real para incluir as pessoas no processo do crescimento humano, provoca reflexões, não desconforto.

- Lígia Guerra -

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ternura...


Que a nossa ternura jamais seja abandonada. 
Que nunca nos alienemos 
diante da nossa capacidade de amar. 

-  Lígia Guerra -

Os Franciscos que AMO!

 Chico Bento

Foi o meu pai que me "apresentou" ao Chico Bento. Sempre trazia alguma história em quadrinhos desse querido que me ensinou muitas coisas. Sou grata ao meu pai e ao Maurício de Sousa, por ele existir em minha vida. Amo esse 'menininho' até hoje! Chico Bento (Francisco Antonio Felício Bento) é o personagem principal da Turma do Chico Bento, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. Chico foi criado em 1961, inspirado em um tio-avô de Maurício, morador de Santa Branca, no Vale do Paraíba, São Paulo. Através da sua pureza e desprendimento, semeia em adultos e crianças um olhar atento e amoroso para a vida, o ecossistema e as pessoas. Usa genialmente o bom humor!


















São Francisco de Assis 

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis. Fundou a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. Dante Alighieri afirmou que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo". Lembrado por sua intensa amorosidade pelo próximo, também é reverenciado por seu apreço à natureza. Atualmente é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. Sou fã de carteirinha dessa alma iluminada e inspiradora.

- Lígia Guerra -

terça-feira, 19 de março de 2013

segunda-feira, 18 de março de 2013

Arrancar nossos pés do chão....


Para germinar, a semente vira do avesso.  
Toda genialidade tem uma dose de loucura.  
Os grandes amores não apreciam regras.  
As melhores diversões da vida costumam 
 arrancar nossos pés do chão. 
Então para que se preocupar com a perfeição?  
Aposte nas suas diferenças.  
A irreverência é genial!   

- Lígia Guerra -


Visão Poética...



Fofurices da Vida.


Visão Poética.


Cores que alegram.


Em algum lugar o sol brilha para você...

Olhar para a vida com coragem e gratidão 
mesmo nos dias em que as coisas 'pesam'... 
Em algum lugar o sol brilha para você!


- Felicidade -
Marcelo Jeneci

(Letra suave, mas de uma profundidade ímpar)


sexta-feira, 15 de março de 2013

Caminho...


Que as mãos da vida te conduzam 
pelo melhor caminho
Que a vida acaricie os teus cabelos. 
Que a terra beije os teus pés. 
Que o sol te abrace. 
Que a chuva lave as tuas angústias. 
Que as estrelas mimem o teu sono. 
Que a paz sopre para longe as tuas dificuldades. 
Que a fé fortifique as tuas metas. 
Que a felicidade seja tua parceira. 
Que o amor te leve no colo. 
Que a tua obra seja maior que o teu sonho. 
Que tu sejas luz no mundo. 

 - Lígia Guerra -


quinta-feira, 14 de março de 2013

Agradecimento...


Agradeço profundamente aos meus Amados 
Amigos do Facebook
que me presentearam
com inúmeros mimos no meu mural.
Obrigada a todos os e-mails, mensagens e até telefonemas mais do que queridos!
Surpresas gostosas da vida são amigos que compartilham afeto apenas por existirmos.
Vocês me ofertaram o melhor presente que uma poetisa possa ganhar. Palavras.
Muito obrigada queridos 
por serem amor e inspiração 
na minha vida!
Recebam a minha gratidão.

- Lígia Guerra -





Por quem os sinos dobram...

   
Por quem os sinos dobram? Pela poesia. 
Hoje é o dia dela! 

Escrever não é apenas uma vontade, ninguém simplesmente decide ser escritor. Escrever é deixar a alma falar e os sentimentos fluírem... Permitir o coração sair a galope pela estrada da vida. Escrever é ouvir os cochichos de Deus nos ouvidos do mundo. É provocar sonhos e abraçar desconhecidos com palavras. Fazer o amor chegar a lugares distantes. Aproximar pessoas totalmente diferentes pelos laços das emoções em comum. Escrever é tirar os pés do chão e voar sem sair do lugar. É enxergar de uma forma única e especial aquilo que todos vêem como comum. Escrever é bordar doçura nos retalhos da vida. É deixar a voz dos anjos cantarem pelas pontas dos dedos. 

 - Lígia Guerra -

Mulheres às Av3ssas na Rede Globo...

Mulheres que se anulam no relacionamento. 
Conhece alguma? 

Quando a relação se torna mais importante do que a mulher, ela adoece. O abandono de si mesma é uma forma de doença. Mas será que quando estamos doentes conseguimos cuidar de alguém ou de uma relação? Amor verdadeiro implica em crescimento, jamais em alienação. Você pode reconquistar as coisas que perdeu. Raramente as que abandonou. Cuide-se. Preserve-se. Ame- se para poder amar.

- Lígia Guerra -

 


Venha...


Venha dia lindo. Abra o teu melhor sorriso. 
Nós te esperamos de braços bem abertos!

- Lígia Guerra -

quarta-feira, 13 de março de 2013

Fragmentos...

 
Os meus braços dançantes jamais deveriam ter 
 deixado os nossos momentos se tornarem 
fragmentos de um passado. 
Deveriam ser fotografias ao pé da cama. 
Selos de viagens. 
 Risadas gravadas pelo tempo. 
Bilhetes de amor enfeitando 
 o piso das nossas vivências. 
Sorrisos enroscados entre lençóis,
 cobrindo a nossa felicidade. 

 - Lígia Guerra -


Morada...


Minhas lágrimas ferviam de saudades... 
Enquanto faziam morada em minha boca. 

 - Lígia Guerra -


Sweet...

 

 I wanted just once more a Sweet November!


terça-feira, 12 de março de 2013

Amada...

 
 Você já reparou que linda se torna uma pessoa 
quando ela se sente amada?!

 - Lígia Guerra -

- Palestra Grupo Gerdau - Porto Alegre - RS -




O tema trabalhado foi: 
 Como educar as 
diferenças 
na 
construção
da sexualidade de 
MENINOS 
e de 
MENINAS.



- Palestra OAB Ponta Grossa - PR -




O tema trabalhado foi: 
 A arte feminina de transformar
 a ‘loucura’ do dia a dia em Crescimento!


- Palestra Fetraconspar - Itapoá - SC -


O tema trabalhado no 
3º ENCONTRO DAS MULHERES DA CONSTRUÇÃO
 E DO MOBILIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ foi: 

“Os pilares que estruturam a nova jornada feminina: 
A Jornada Quíntupla.”


segunda-feira, 11 de março de 2013

domingo, 10 de março de 2013

O(use)...

 
 Descubra a magia da originalidade. 
Invista em seus sentimentos e vontades. 
Aprenda com as críticas construtivas. 
Divirta- se com as fofocas. 
Germine independente das diferenças. 
Não tenha medo de ser você mesmo. 
Ame-se muito! 
Não queira se adaptar.
 Desafie o destino. 
Se você quer uma história, aprenda a escrevê-la! 
O(use) os seus talentos. 

 - Lígia Guerra -



O sabor sagrado do pão...

 

O perfume do trigo... A fragrância da infância.
O sabor sagrado do pãoA herança de minha família. 
O gosto pela arte de cozinhar.

- Lígia Guerra -


PORQUE A VIDA É FEITA DE DETALHES...





sexta-feira, 8 de março de 2013

Hoje é...


Hoje é o dia Internacional da Mulher. 
Hoje é o Aniversário da minha Mãe. 

Aprendi com essa grande mulher a ser honesta, íntegra nas minhas escolhas, trabalhadora e guerreira. Ela me ensinou a ser forte e a sempre procurar crescimento diante das adversidades. Agradeço por tudo que recebi de maravilhoso, por todo amor, ternura, orientação e exemplo. Agradeço até mesmo pelos momentos em que ela não soube o que fazer. Isso me ensinou a sempre valorizar a humildade, a buscar apoio nos mais sábios e a aprender com os meus erros. 

Feliz Aniversário Mãe! Feliz dia das meninas que se transformaram em mulheres, cresceram e abraçaram o mundo com imensa responsabilidade apesar de todos os medos e desafios! Feliz dia das sonhadoras que sempre encontram um mundo melhor mesmo quando o mundo insiste em mostrar o seu pior. Mulheres são esses seres que dão um passo além diante da dor... Que apesar de todas as adversidades da vida continuam sonhando com um grande amor. 

Mulheres são afeto e ternura, são os braços de Deus confortando o mundo, acolhendo pessoas, amando com os olhos e ensinando com sorrisos. Mulheres são textos que precisam ser lidos com calma, carinho e atenção. Mulheres precisam ser traduzidas. Uma vez que sejam decifradas, entregarão para a vida os seus melhores segredos. O seu melhor amor. 

 Feliz Dia das Mulheres! 

 - Lígia Guerra -